ESG – 3 maneiras criativas de abordar o tema com seus colaboradores

Construir uma cultura organizacional que contenha princípios básicos de boas práticas ambientais, sociais e de governança deve ser o objetivo de toda empresa. Saber como abordar o assunto com seus colaboradores é um grande desafio nesse processo. Mas a gente pode te ajudar!

O ESG, uma sigla que em inglês significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, está em moda desde 2004, quando foi criado pela ONU em seu Pacto Global, em parceria com o Banco Mundial, em uma iniciativa conhecida como Who Cares Wins.

Ainda assim, pode ser um dilema para as empresas, já que criar, e fomentar, boas práticas ambientais e sociais dentro de uma organização prescinde de informação e projetos que tenham como objetivo ampliar a visão, quebrar paradigmas e construir uma filosofia em comum. Algo que precisa ser feito com estratégia e uma boa dose de criatividade para gerar engajamento.

Por que seus colaboradores vão comprar a ideia de que o seu trabalho precisa ter desdobramentos positivos com relação ao meio ambiente e à comunidade? É preciso que eles entendam o que ganham com isso e de que forma ajudar o mundo é inerente a qualquer tipo de ação!

Antes de qualquer dica para que esse caminho seja mais fácil, é preciso lembrar que os critérios ESG estão relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais. Ou seja, há critérios e é preciso respeitá-los.

Para que essas diretrizes possam ser usadas de forma a engajar os colaboradores, áreas como de sustentabilidade, recursos humanos e responsabilidade social das empresas podem propor soluções / oportunidades / formatos novos e criativos para abordar esses temas e implementar as práticas de ESG.

Primeiro, é preciso que os colaboradores entendam que, além dos benefícios gerados ao meio ambiente, à sociedade e ao planeta como um todo, as boas práticas, quando internalizadas nos procedimentos corporativos, têm alto impacto positivo também no âmbito financeiro. Isso porque outras companhias e investidores preferem caminhos corporativos que sejam sustentáveis e isso pode gerar ótimas parcerias.

Mas, para que isso aconteça, é preciso primeiro conquistar o seu público interno e criar uma cultura de ESG na sua companhia. E como fazer isso? Abaixo, três dicas CRIATIVAS para que esse caminho se torne mais fácil e possível. Acompanhe:

Maneira criativa 1 –  “Começando pelo começo: proporcionar conhecimento” 

Uma ótima dica é proporcionar, aos seus colaboradores, palestras e eventos com experts que abordem temas socioambientais. Talvez até mesmo uma vivência, uma experiência com seu time, de modo a trazer à tona o conhecimento de pautas ESG. Por exemplo: dia de voluntariado, visita a locais que desenvolvam práticas ambiental, visitas de profissionais renomados no meio, entre outros.

Maneira 2 –  “Transformando datas comemorativas ou pautas institucionais importantes em um momento de doar”

Por que não transformar o budget da cesta de natal em créditos para que o funcionário doe para uma instituição? Ou então, abordar uma pauta sobre saúde mental no ambiente corporativo presenteando os funcionários com um vale que, na verdade, possui créditos para serem destinados para instituições do 3º setor? O GiftAid (@giftaidbr) pode ser seu parceiro nessas iniciativas, já que a gente incentiva empresas a ressignificar o ato do presentear, transformando esse momento em na verdade uma oportunidade de doação. Saiba mais AQUI.

Maneira 3 – “Tornando lideranças acessíveis”

Implemente uma agenda recorrente de encontros dos colaboradores com lideranças no papel de ouvintes. Formatos criativos não faltam! Vale desde o tradicional “Café com o presidente”, até um happy hour mais institucionalizado, ou mesmo encontros individuais. A ideia é criar vínculo e tornar possíveis caminhos para que quem está na base ajude a melhor o que, por vezes, as lideranças desconhecem. Vale a pena começar!

Bom, agora, é com você. Mãos à obra! Conquiste seu público interno e faça das diretrizes de ESG uma realidade na sua companhia.