Você sabe o que é Altruísmo Eficaz?

Segundo a Wikipedia, “o altruísmo eficaz é uma filosofia e um movimento social que aplica evidências e a razão para determinar as formas mais eficazes de beneficiar os outros”.

Existe um jeito mais eficaz de ajudar outras pessoas ou projetos sociais. O nome disso é altruísmo eficaz, uma verdadeira ciência que há mais de uma década ajuda a direcionar esforços de forma inteligente para conseguir ampliar a rede de distribuição de recursos.

O livro “The Life You Can Save”, do filósofo australiano professor de ética prática na Universidade de Princeton Peter Singer, traz uma perspectiva prática e mental sobre a doação. Segundo ele, é possível começar doando com pouco e ir aumentando os valores, até atingir o máximo que pode.

Em suas palestras, Singer, que também tem uma organização com o mesmo nome do livro, dá o exemplo de um cão guia, que custa cerca de R$40 mil para ser treinado e aproximado de seu dono. Com o mesmo valor, existem ONGs que podem curar cerca de 100 vezes mais pessoas da cegueira. “Qual dos dois parece ser mais eficaz”, ele questiona.

Essa questão de ampliar o auxílio a quem mais precisa também é um dos assuntos de quem trabalha o altruísmo eficaz. Entra aí a ideia do “recorde pessoal”, preconizada pelo co fundador do The Life You Can Save junto com Peter Singer, Charlie Bresler.

Segundo Bresler, ele mesmo começou a aplicar essa ideia na vida profissional, antes de migrar para o altruísmo: “quando co-fundei a The Life You Can Save com Peter Singer em 2013, quisemos fazer da ideia do “recorde pessoal” um princípio orientador para a nossa organização e para os nossos colaboradores”.

E no que consiste o “recorde pessoal”? A ideia é aplicar metas que aumentem seu desempenho, mas sem que sejam metas gerais ou aplicadas a todas as pessoas da companhia. É você com você mesmo, vencendo seus próprios entraves para vender mais, conquistar mais, lucrar mais.

O que Bresler entendeu é que a meta pessoal gera engajamento e sempre nos faz querer mais. Atingi-la nos faz muito bem e funciona como um gás para novas metas. E se transportarmos isso para o altruísmo eficaz, vamos querer sempre ter mais e mais doações exponenciais e eficazes para atingir.

Como na vida pessoal e nos negócios, isso permite que se comece com pouco e com metas tímidas. E, a cada vitória, se aumente o valor a ser alcançado. Isso é amplificar o bem que podemos fazer, seja na filantropia pessoal ou empresarial.

O que os precursores do altruísmo eficaz querem que a sociedade entenda é que dá para começar com pouco e ir aumentando as doações, desde que de forma inteligente e para as instituições certas.

E como fazer para saber para quem doar ou quem ajudar? Onde encontrar metas de altruísmo eficaz? A própria instituição de Peter Singer e Charlie Bresler faz a curadoria, e também outras, como a Giving What We Can e a Giving Well, que também têm listas de projetos eficazes.

No Brasil, sites como Eu Apoio e Aurora Social ajudam a escolher, em um âmbito mais geral, entidades e ONGs confiáveis e mais eficazes.

No GifitAid, o intuito é realmente ajudar a direcionar os valores de presentes de festas de aniversário, casamento e até mesmo eventos corporativas para entidades que sejam também eficazes e que ajudem o maior número possível de pessoas.

Alguns dos indicadores propostos pelo GiftAid para escolha das instituições beneficiadas são norteados nos princípios do altruísmo eficaz, sendo eles: “Indicador #11 – Possui Indicadores de Impacto”, “Indicador #12 – Atividades Desenvolvidas possuem Boa Relação Custo (Doação) x Efetividade” e “Indicador #13 – Instituição em Fase de Expansão com Necessidade Imediata de Recursos”.

Clique no nosso destaque “Instituições” e saiba mais sobre as iniciativas escolhidas pelo GiftAid e os indicadores que cada uma delas atendem!