No espaço tempo entre o meu “eu-hoje” e meu “eu-março de 2022”, quando entrei no Instituto Semear, cabem umas 10 vidas inteiras. Porque a verdade, em resumo de tudo, é que o Semear é “uma frase bonita. dessas que a gente sublinha no livro, faz tatuagem, conta pra todo mundo. Dessas que dividem a gente em antes e depois.” Eu sou Bia Valente, filha e neta de duas professoras que me deram esse sobrenome e junto dele a paixão pela potência da educação. Mas foi só aqui, no Instituto Semear, que passei a transformar essa potência em ação.
O Instituto Semear é uma organização que, acreditando que os talentos não são mal distribuídos mas as oportunidades sim, já apoiou mais de 1000 jovens de baixa renda a não evadirem da graduação e, assim, viverem de acordo com seu máximo potencial. Diferente de mim, que tive diversos privilégios para estar na graduação, muitos jovens não tem: a cada 100 pessoas, só 15 se formam no Ensino Superior. Faltam recursos, sobram preocupações e muitos evadem.
Dia 24/04/2025 me torno oficialmente bacharel em direito pela universidade federal de juiz de fora e não teria melhor forma de terminar a graduação se não buscando garantir que outros jovens possam realizar essa mesma conquista.
O valor da bolsa para garantir que um jovem de baixa renda entre no Semear, permaneça na graduação, mude a sua realidade e de sua família é R$5100 por ano ou R$425 reais por mês.
Se sentir no coração de me presentear pela minha formatura, que meu presente seja ressignificado em doações para o Instituto Semear. Todo valor importa para semearmos um futuro melhor e mais justo.

Doe o seu presente. Ajude uma instituição.
Saiba mais...